Quarta-feira, 27 de Fevereiro de 2008

É inegável que o Bolhão precisa com urgência de obras de restauro. No entanto, se a princípio aceitei reticentemente a propaganda de Rui Rio, agora posso sem sombra de dúvidas temer pelo verdadeiro Bolhão. Restaurar é uma coisa, reconstruir e descaracterizar é outra.
O projecto da holandesa TCN manterá apenas a fachada, transformando o interior num espaço que tolera a custo umas quantas bancas de comércio tradicional. Serão construídas habitações, “lojas-âncora”, cafés, restaurantes, bares, atracções nocturnas, etc. Em suma, um centro comercial numa zona onde já existem outros dois. Esta metamorfose assassina o Mercado do Bolhão castiço, com os seus pregões e vendedeiras, peixe fresco e galinhas atadas pelas patas.
Tem-se verificado um movimento civil forte pela alma do Bolhão, que tem mobilizado portuenses e não portuenses. Hoje mesmo foram entregues 50 mil assinaturas na Assembleia da República. Será que vamos conseguir travar a marcha de descaracterização? Espero que sim!
De DiogoHoffbauer a 27 de Fevereiro de 2008 às 22:12
O Bolhão é a epídome da alma portuense. O cheiro das flores e dos peixes formam um perfume que, não sendo agradável em termos odoríficos, enche o coração dos portuenses.
50.000 assinaturas é bom, mas podia ser mais. Até porque eu não assinei. Com 50.001 ainda conseguiamos sensibilizar. Agora assim...
http://odevaneiodabatata.blogspot.com
Ou 50.002, porque eu também não fui a tempo de assinar...
De DiogoHoffbauer a 28 de Fevereiro de 2008 às 21:53
Podíamos ter feito a diferença, Afonso ;)
De Anónimo a 28 de Fevereiro de 2008 às 10:17
E agora oiçam e vejam essa Vaca Sagrada do Siza Vieira! O Grande Destruidor da sala de visitas do Porto; A Besta que desertificou a baixa portuense; O Bárbaro que, qual Átila, por onde passou nunca mais a erva cresceu!
Vejam as suas remelentas lágrimas de crocodilo a chorar pelo Bolhão!
Hipócrita de merda que falaria de outra maneira se tivesse sido o escolhido (e bem pago) para a destruição programada. Como o trabalhinho foi adjudicado a uma holandesa fala por despeito.
Ó Siza tem respeito por quem trabalha no Bolhão! Tem respeito pelos portuenses a quem já ofendeste miseravelmente!
Tem respeito pelos alhos, pelas couves, pelas escamas das sardinhas, pelas tripas do porco, pelas ameijoas, pelas flores, pelas abóboras, pelas azeitonas, pelo pão e pela broa, porque já sabemos que por ti próprio nunca o terás!
Vai para Madrid deitar árvores abaixo que a Tyssen sabe pôr-te na ordem!!!
De Ben Hur a 28 de Fevereiro de 2008 às 10:20
O anónimo das 1oH17 sou eu.
Por lapso esqueci-me de assinar: Ben Hur
De
lobices a 28 de Fevereiro de 2008 às 17:07
...eu assinei
...acima o Bolhão...longa vida ao Bolhão
...claro que aceito que se façam obras de reparação, nunca de destruição da sua traça original que lhe dã aquele sabor tão grato aos Portuenses
...bibó Porto, carago!!!!!!!!!!!
De Anónimo a 28 de Fevereiro de 2008 às 20:30
Vivo na rua onde o Bolhao se situa, e garanto que no verao, os turistas deliciam-se com a estrutura do edificio e pelas pessoas que la trabalham.
Pf, nao o destruam!
Rita M.
Comentar posta
"I should find myself degraded if I descended to finding out if my convictions suited every man in the audience before I uttered them."
John Osborne
in A subject of scandal and concern