Quinta-feira, 12 de Abril de 2007

Lei do tabaco

Imagem: Manuel Reis

Acabo de ler a nova lei do tabaco que vai ser promulgada pelo Parlamento.
Esta lei toureia a inteligência humana, faz de nós bestas (touros viciados em nicotina…) e tenta cravar fundo a espada, até que o coração deixe de bater. Esta lei marginaliza os fumadores e tem só em consideração os direitos dos não-fumadores. Como pessoa que não fuma nem nunca fumou, posso criticar duramente de forma isenta toda e qualquer posição fundamentalista no que diz respeito ao tabaco.
Incentivar e informar sobre os malefícios do tabaco e fazer uma lei equilibrada, que pese tanto os direitos duns como os direitos doutros, só é louvável, aplaudível. Acontece que esta proposta surge como consequência de uma caça aos fumadores profundamente moralista e até… autoritária. Fundamentalmente, os fumadores só poderão apreciar o seu cigarro em casa ou na rua.
Vou focar alguns pontos da lei que raiam o irrisório, que teriam muita graça senão fossem uma desgraça…
Passa a ser proibido fumar “nos lares e outras instituições que acolhem pessoas idosas”. Imagine-se um velho que toda a vida fumou e que está literalmente preso no lar para o qual a família o exilou… A promulgação desta lei significa a sua pena de morte.
Passa a ser proibido fumar nas prisões. Por um lado pondera-se a criação de salas de chuto nas cadeias, pelo outro proíbe-se o tabaco. No mínimo, hipócrita!
Passa a ser proibido a venda de cigarros a menores de 18 anos. Ou seja: os menores de 18 anos podem beber quantos shots quiserem e entrar em coma alcoólico, mas não podem fumar um cigarrinho enquanto o fazem…
Vai também ser proibida qualquer tipo de publicidade ao tabaco, incluindo na televisão. Trocando por miúdos: um dia que passe uma série do Sherlock Holmes, o famoso detective vê censurada a sua cachimbada. Logo ele que só raciocina em ambientes de ar enfumarado!
Embora ache que o fim de diminuir a quantidade de fumadores seja louvável, penso que os fins não justificam os meios.

Publicado por Afonso Reis Cabral às 22:00
link para a posta | Comentar
4 comentários:
De MELO a 3 de Fevereiro de 2008 às 21:43
A nova lei do tabaco e uma grande epocresia da parte do governo,nao ha respeito nenhum por aqueles que fumam,o governo que tire o tabaco do mercado mas isso ja nao lhes enteressa,mas fornece seringas para os estabelecimentos prisionais onde a droga e proibida,tem a desposiçao dos toxicodependentes centros de desentoxicaçao.Nos fumadores o que temos?? a proibiçao de fumar!!
De Anónimo a 14 de Abril de 2007 às 19:05
Afonso, penso que percebes o que quero dizer: não concordo com a exclusão dos fumadores, mas também não concordo com o facto de eu (e outros milhares de não-fumadores) ter de conviver com o fumo de outros em locais públicos fechados! Sabes bem o que se diz: ter as consequências sem ter o prazer é o pior do mundo, pelo que se é para adoecer à conta do tabaco mais valia fumá-lo! Se não o faço é porque preservo a minha vida e porque odeio todo o tipo de dependências.
Por isso, penso que os teus exemplos são algo exagerados, mas claro, fazem parte da tua argumentação e sabes que respeito as tuas opiniões - se bem que não concorde com elas. Continuem o bom trabalho!

Mariana.S.
De Afonso Reis Cabral a 14 de Abril de 2007 às 12:20
Mariana, sugiro que leias a lei. O link está no texto. São trinta e muitas páginas (maçador, é certo...) mas vale a pena ler para poderes ver que eu não estou a distorcer as coisas. É muito simples: os fins não justificam os meios.
Gostava também que explicasses mais detalhadamente o que queres dizer, temo não estar a responder à tua pergunta.
Obrigado pelo comentário!
De Anónimo a 14 de Abril de 2007 às 11:24
sempre mordaz nas críticas que fazes... tens a quem saír!!! mas não vamos cair no erro de distorcer as coisas, nem para um lado nem para o outro, ok afonso?! :)

Mariana.S

Comentar posta

"I should find myself degraded if I descended to finding out if my convictions suited every man in the audience before I uttered them."
John Osborne
in A subject of scandal and concern

.Contribuidores

.Pesquisar:

 

.Últimas postas

. Está morto mas estamos vi...

. A 79 anos da quinta-feira...

. Le Clézio: Nobel da Liter...

. Dois anos!!

. Ai a crise!

. Morreu Dinis Machado

. Animator Vs Animation

. Angústia nas paredes

. Consumidores de gasolina ...

. Chega hoje o Outono

.Arquivos

. Janeiro 2012

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

.Ligações



blogs SAPO

.Tags

. todas as tags

.subscrever feeds