Domingo, 21 de Outubro de 2007

PCP sobre as eleições em Cuba

Todos sabemos que, regra geral, os comunistas portugueses não têm propriamente um sentido de humor pronto a empunhar, mesmo assim por vezes dizem as suas piadas e têm uma graça muito sua. Isto porque hoje Cuba vai a votos!
O PCP conseguiu escrever um texto de humor exímio, louvando o processo eleitoral em Cuba com frases como “Um exemplo de democracia”, ou “Povo participa em massa”. Vale a pena ler tudo porque denoto até um certo self humor pouco característico vindo de onde vem. O texto esconde uma ironia refinada: todos sabemos que o PCP sempre teve um ódio muito especial pelo Estado Novo, e um dos ditos de Salazar que o PC sempre detestou (basta ver o asco com que Odete Santos fala no assunto) foi “eleições tão livres como na livre Inglaterra”. Logo, ao fazer exactamente o mesmo cinquenta anos depois, o PCP só pode estar a expor com ironia e humor a hipocrisia do Estado Novo, que dizia uma coisa, mas fazia outra.
Que tirada, usar o exemplo do irrisório que é dizer que a ditadura castrista é “um exemplo de democracia” para demonstrar o quão ridículas eram as palavras de Salazar! Mais um golpe subtil, inteligente e terrível contra o fascismo! Que argúcia!
Publicado por Afonso Reis Cabral às 19:14
link para a posta | Comentar
1 comentário:
De Jose Machado a 13 de Maio de 2009 às 01:05
Não entendo porque encara o artigo do Partido Comunista, como irónico e hipócrita!
Entendo a dificuldade em aceitar o comunismo em geral, quando sujeito a tanta propaganda contra, aliás, está explicito aqui . Este texto constitui uma posição analítica um pouco anacrónica..peço desculpa pela minha sinceridade.
A participação popular no desempenho das actividades governativas são uma realidade em Cuba, e a Constituição, é um documento resultante da revolução , como um compromisso do Estado com um povo consciente.
A cima de tudo é necessário entender as necessidades do país em geral, um país extremamente necessitado de recursos naturais com imensas limitações alfandegárias. É no entanto o povo com a maior taxa de literacia da América Latina e não só, apesar de todas as limitações. Quanto ao resto, tratasse de um "negócio com o Diabo", têm que entregar a nação aos vizinhos, para estes num acto de "solidariedade" darem autorização de comercialização unilateral...
Dentro do contexto entendo quem saía, mas a cima de tudo respeito a luta pela soberania e identidade daquele povo, infelizmente requer sacrifícios, mas tal como uma verdadeira democracia, quem decide é a maioria e esta está com a revolução, queiramos ou não.
Nunca entendi ao certo o conceito de ditadura, em tudo que é regimes comunistas. Aliás, agora até Hugo Chavez é Ditador, que que nem é sequer comunista, até por fazer referendos é um acto de totalitarismo e mais impressionante é que as pessoas que defendem isto, apoiam os constantes referendos sobre o Tratado de Lisboa na Irlanda...Interessante!!!

No geral entendo algumas refutações, quando argumentadas, mas dizer que é uma ditadura por ser, sem expor a estrutura, tanto histórica como técnica, não me parece muito válido.

Mais uma vez, peço desculpa pela sinceridade, mas como vivemos numa "democracia", senti-me à vontade para o fazer.

Comentar posta

"I should find myself degraded if I descended to finding out if my convictions suited every man in the audience before I uttered them."
John Osborne
in A subject of scandal and concern

.Contribuidores

.Pesquisar:

 

.Últimas postas

. Está morto mas estamos vi...

. A 79 anos da quinta-feira...

. Le Clézio: Nobel da Liter...

. Dois anos!!

. Ai a crise!

. Morreu Dinis Machado

. Animator Vs Animation

. Angústia nas paredes

. Consumidores de gasolina ...

. Chega hoje o Outono

.Arquivos

. Janeiro 2012

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

.Ligações



blogs SAPO

.Tags

. todas as tags

.subscrever feeds