Segunda-feira, 16 de Julho de 2007

Leitores-em-cadeia

O jogo é assim: um blogger desafia outros cinco a falarem sobre cinco leituras de que gostaram e esses cinco, por sua vez, desafiam outros cinco…
De cinco em cinco, a minha vez chegou pela mão do José Teófilo Duarte. À falta de critério melhor, opto pelos últimos cinco livros que li.

“Oh Jerusalém”, Dominique Lapierre e Larry Collins – Um livro sobre a fundação do estado de Israel. Desde o início da luta fratricida entre árabes palestinianos até ao sonho judeu, passando pelo sentimento de culpa europeu, está tudo nesta fabulosa obra. Isento e muito bem escrito, essencial para quem quer conhecer a história contemporânea do território eternamente cravado de balas que é a Palestina.

“Repórter de Guerra”, Luís Castro – Exemplo de valentia e de bom jornalismo, Luís Castro esteve presente em seis cenários de guerra onde fez inúmeras reportagens para a RTP. Escrito com simplicidade, “Repórter de Guerra” é de leitura rápida que voa ao ritmo das batalhas que o autor vai descrevendo. Quem o lê fica involuntariamente agarrado às páginas.

“O Vendedor de Passados”, José Eduardo Agualusa – Um livro cheio de pinceladas poéticas que constroem uma história original e cativante. Depois de ter lido “Estação das Chuvas” (fabuloso!), “Vendedor de Passados” não fica nada atrás. Um autor que tenciono seguir, pois encontro em José Eduardo Agualusa tudo o que um excelente escritor deve ser.

“A Pirata”, Luísa Costa Gomes – Talvez mais conhecida como contista, Luísa Costa Gomes ficciona a história real de Mary Read num livro límpido como as águas do mar das Caraíbas, onde se desenrola a acção.
Ao fim e ao cabo, uma história de pirataria soft, sem a dureza da prancha e do sangue. Gostei, mas prefiro a macabra fileira de cabeças cortadas que encontro nos livros de Jack London.

"Cartografia de Emoções", Nuno Júdice – Boa poesia que nos agarra pelo enorme lirismo, mas também pela alteração que o estilo dos poemas sofre ao longo do livro.


E o jogo continua... Proponho às seguintes pessoas que revelem as suas leituras:

Pedro Correia
Francisco José Viegas
Daniel Oliveira
João Gonçalves
Miguel Sousa Novais

Se tiverem tempo e paciência, participem neste jogo!

Publicado por Afonso Reis Cabral às 12:55
link para a posta | Comentar
1 comentário:
De Pedro Correia a 16 de Julho de 2007 às 17:20
Já lá iremos. Abraço

Comentar posta

"I should find myself degraded if I descended to finding out if my convictions suited every man in the audience before I uttered them."
John Osborne
in A subject of scandal and concern

.Contribuidores

.Pesquisar:

 

.Últimas postas

. Está morto mas estamos vi...

. A 79 anos da quinta-feira...

. Le Clézio: Nobel da Liter...

. Dois anos!!

. Ai a crise!

. Morreu Dinis Machado

. Animator Vs Animation

. Angústia nas paredes

. Consumidores de gasolina ...

. Chega hoje o Outono

.Arquivos

. Janeiro 2012

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

.Ligações



blogs SAPO

.Tags

. todas as tags

.subscrever feeds